Educao de Infancia
Devido a um processo que dá pelo nome de “amnésia infantil” e que ocorre até por volta dos três anos, grande parte das pessoas têm poucas ou nenhumas memórias até esta idade. Isto acontece porque até ao final do terceiro ano as crianças não desenvolvem memórias a longo prazo.
A maior parte das vezes, as “memórias” que chegam até à idade adulta são inconscientes e ligam-se às sensações de prazer e desprazer vividas. Quando um bebé ao colo, vê a mãe e o pai rirem-se para ele e sente esse afecto, ele sente-se absolutamente feliz. Absolutamente feliz mas sem fazer a mínima ideia, que nada mais na sua vida terá um impacto tão grande como esse momento; nenhum outro momento o acompanhará de um modo tão presente por toda a sua vida.
O modo como nos sentimos amados desde esse início, definirá quem somos, o quanto gostamos de nós e o quanto somos capazes de gostar dos outros. Por este motivo, tudo aquilo que uma criança precisa, é em primeiro lugar de sentir amada e em segundo lugar de sentir que alguém impõe limites à sua vontade e o faz sentir-se seguro – quem permite a uma criança fazer tudo, desiste; e desistir de uma criança não é amá-la.
Para além disto, “as crianças só precisam mesmo que lhes asseguremos que as coisas boas predominam sobre as más, e que serão felizes para sempre…” (Nuno Colaço).
Por tudo isto e muito mais, temos que mimar muito as nossas “estrelinhas”, para que elas possam brilhar sempre muito.
5 Respostas for "O Afecto na Infância"
Lindo artigo.
O afecto nas palavras, no tom de voz, nos gestos, no olhar, na postura…. acredito piamente nisso….talvez por isso me sinto tão feliz na minha profissão.
Beijinho,
Ana Isabel Machado
Vejo que é uma grande Educadora Ana, e que ama o que faz. É fundamental na nossa profissão.
Gosto muito dos seus comentários.
Cumprimentos e obrigada pela visita.
Raquel Martins
Raquel, muito obrigada por este espaço aberto à partilha. É um site com assuntos que primam pelo seu interesse e actualidade. Encontrei este site, casualmente, e o que é certo, é que tenho passado, parado e ficado longos momentos por aqui.
Deixo os meus reconhecidos parabéns pela dedicação e empenho na Educação de Infância.
Beijinho,
Ana Isabel Machado.
Olá Ana,
eu é que agradeço os teus comentários de grande qualidade.
Tento colocar o que nos interessa, o que nos faz falta, para conseguir responder às necessidades de todos. Sei que já somos muitos e que nem sempre é possível, mas vou tentando.
Muito obrigada e vêm-nos visitando, és muito bem-vinda.
Beijinhos
Raquel Martins
amizade é muito emportante para uma pexoa nos temos que ser sempre uns para os outros
BJX adoro te marlene ines
Gostou? Deixe um comentário