Educao de Infancia
Enurese é a emissão activa completa e não controlada de urina após a idade da maturidade fisiológica, que acontece, em geral entre os 3 e os 4 anos. Para isso, é necessário que esse comportamento ocorra várias vezes.
Primeiro é necessário saber se é de origem orgânica, após ter sido feito o despiste e informado o seu médico de família ou pediatra,e se não houver qualquer problema, podem dar-se duas situações:
Ou a criança sempre fez chichi na cama ou na roupa e não aprendeu a controlar a bexiga, nem está habituada a fazê-lo (enurese primária), o que pode ser facilmente ultrapassável com a ajuda adequada;
Ou a criança já foi capaz de controlar a sua bexiga e agora já não controla e faz chichi na cama (enurese secundária). Neste caso, pode estar em causa aspectos como: ter tido um irmão à pouco tempo, problemas familiares, afastamento temporário de um dos pais, educação muito rígida, problemas no Jardim-de-Infância ou na escola, mudança recente de casa, entre outras.
É importante que os pais tenham em mente que não se faz chichi na cama de propósito. E pode ser uma situação muito angustiante e humilhante para a criança, podendo sentir-se culpada, envergonhada e triste.
É também importante referir que esta situação é transitória e que se irá resolver, podendo demorar mais tempo em alguns casos que outros.
Mas existem, algumas estratégias que os pais podem utilizarr para ajudar a criança a deixar de fazer chichi na cama.
Não volte a colocar fraldas na criança, o uso de fralda, apenas servirá para que a criança não sinta necessidade de aprender a controlar a bexiga.
Coloque um resguardo de plástico na cama, entre os lençóis e o colchão. Com esta atitude, a criança sente-se mais descansado. Diga ao seu filho para não ficar preocupado se fizer chichi, porque o plástico não vai deixar molhar a cama.
Reduza a quantidade de líquidos (leite, água, sumos) que a criança ingere durante as duas últimas horas antes de deitar. Explique ao seu filho que está a fazer isso para que ele tenha menos vontade de fazer chichi à noite .
Certifique-se que a criança faz sempre chichi no bacio ou na casa-de-banho antes de ir para a cama.
Se notar que a criança costuma fazer chichi na cama a uma certa hora da noite, acorde-a meia hora antes e diga-lhe para ir à casa de banho. Tente mesmo que ela acorde, em vez de fazer chichi a dormir.
Evite que a criança tenha uma actividade muito excitante antes de se deitar.
A criança deve dormir com uma roupa que ela saiba despir, sem muita dificuldade. Se for necessário, coloque uma luz de presença no quarto e um bacio perto dela.
Evite dizer à criança expressões como: “Quando fazes chichi na cama eu não gosto de ti”, “és feia”, “és má”, “és uma porcalhona”, “as meninas grandes já não fazem chichi na cama, és um bébé”. Este tipo de expressões só vai contribuir para que a criança se sinta ainda pior.
Fale com a criança para tentar preceber se tem algum medo, alguma preocução, etc, sempre com muito cuidado para não a magoar. Dê menos importância à cama molhada e mais às preocupações do seu filho.
Elogie-a sempre pelos sucessos que vai conseguindo, quando se consegue levantar durante a noite para fazer chichi ou cumprir alguma destas indicações. Diga coisas como “muito bem”, “eu sei que tu és capaz”, “vês como consegues aprender!”, “estou orgulhosa de ti”, “parabéns”.
Não comente estes acontecimentos com pessoas estranhas, pois, assim não o está a ajudar mas a deixá-lo mais envergonhado e ansioso.
17 Respostas for "O que é a enurese?"
Inicei o ano com alguns rabinhos de fralda e, actualmete, já não há fraldas o que leva, por vezes, a um chichi na hora da sesta, ou a um chichi que não chegou a tempo à sanita. Se for a um menino, digo que tem de ter uma conversa com a pila, pois pregou uma partida… Se for uma rapariga a conversa é dentro dos mesmos moldes. Sempre com boa disposição, vamos em romaria à casa de banho pedir desculpa à sanita pois a pila ou o pipi, foram malandrecos.
Somos uma familia, composta por avô, avó e mãe e neto, uma vez que os pais do meu neto, se encontra em processo de divivórcio, o mesmo reside maior parte do tempo na minha casa, dado também ao trabalho da mãe. Quanto ao pai vai fim de semana sim e e fim de semana não a passá-lo com o mesmo.
Acontence, que o menino que vai fazer 5 anos em Agosto, ainda fáz com grande frequência, xixi, nas calças e na cama, embora na cama não muitas vezes, devido à preocupação que temos em o levantar de noite.
O mesmo também fáz cóco, nas cuecas, onde por vezes verificamos que se encontra com vontade, recusa-se ir à sanita.
Dado a idade que tem e em breve irá frequentar a escola primária, leva-nos a estar muito preocupados, já o levamos a uma consulta de pediatria e não deu resultado, actualmente anda a ser assistida por uma psicologa e nada.
Como devemos proceder com o mesmo, para evitar que faça o cóco e xixi nas cuecas.
Agradeço respostas
Com os melhores cumprimentos
Uns avós preocupados
Não pude ficar indiferente à preocupação que vos acompanha diariamente. Em primeiro lugar é importante perceber a causa desse descontrolo na criança. Normalmente tem uma causa emocional. Uma perda afectiva de alguém de que se gosta muito, uma ausência prolongada de alguém muito próximo ou até quebras de rotinas que deixam a criança insegura e afectivamente instável.
Não se devem usar reforços negativos quando acontece o xixi ou o cocó…deve-se falar com naturalidade, desvalorizando o facto de se sujar e sim reforçar a importância de pedir para ir à sanita, pois já é um menino crescido. Pontualmente, deve lembrar a criança de ir à casa de banho – por exemplo de hora em hora, para o próprio corpo de habituar a esse ritmo. Encorage-a a ir à sanita levando consigo o seu brinquedo favorito ou o seu livro. Compre-lhe cuequinhas com bonequinhos de que ela gosta muito…e se sujar….prepare um alguidar com água e sabão e de uma forma divertida lavem a cuequinha suja…tratem bem dela, conversando sobre o sucedido. É importante que a criança em causa, seja acompanhada neste processo, por uma pessoa de relação afectiva forte para haver confiança. Por vezes, as crianças estão tão interessadas nas suas brincadeiras que apertam a vontade de ir à casa de banho e depois acontece o acidente. Usem reforços positivos, do género – “és um menino crescido e inteligente… e se a pilinha te pregar uma partida, para a próxima tu vais ser mais rápido do que ela e vais chegar primeiro à sanita!” …. e claro lembrem-se de a levar pontualmente à casa de banho.
Espero ter ajudado.
Boa sorte e tratem o tema com naturalidade. E atenção!Não transmitam ansiedade ao vosso neto, pois será prejudicial nesta nova conquista.
Cumprimentos, Ana Isabel Machado.
Boa tarde,
tenho um filho com seis aninhos e ele ora nao ora faz coco nas cuecas, sei que é capaz de o fazer na retrete porque também o faz de fez em uando, ja não sei como lidar com a situação porque é assim desde que largou as fraldas.
Tenho medo que no processo tenha falhado algo e já tentei… falinhas mansas, perguntar o que se passa, nao dar relevância, zangar-me, chorar, dar-lhe uma palmada, po-lo de castigo, explicar-lhe, dar-lhe mais atênção, e nada… nada funciona e ja cheguei a um ponto depressivo de ao ver na tv que é um dos sintomas de miudos abusados e pensar o que raio estara a acontecer ao meu filho??
por favor ajude-me a arranjar uma solução porque sei que ele fica triste quando faz mas ele ve perfeitamente que a minha tristeza é mil vezes maior porque já nao consigo evitar!!
sei que nao ha maes perfeitas mas serei assim tao má??
preocupo-me todos os dias e culpo-me de ter sido uma mae jovem e que por isso nao seja tao boa mae como as outras e talvez seja essa a verdadeira razao de o meu filho o fazer…. mas ao contrario das outras maes jovens eu nao tive os meus pais a ajudar-me no crescimento do meu filho e dai eu sentir-me tao responsavel pela situação.. ajude-me por favor!!
obrigada
Olá
Estou n uma situação complicadissima, tenho um filho com 4 anos que nunca conseguiu fazer cocó na sanita ou bacio por iniciativa própria ou espontaneamente, as vezes que fez foi obrigado, por eu lhe ter posto um clister.
Não faz cocó porque pelo que chego à conclusão não consegue, encolhe-se e depois esconde-se atras de qualquer coisa para fazer nas cuecas.
Entrou este ano para o jardim de infancia e esta questão está a levantar muitos problemas porque a educadora começou a manda-lo embora da escola para casa cada vez que faz cocó nas cuecas.
Nós não con seguimos que ele faça nem a bem nem a mal, parece que quanto mais se insiste no assunto pior é! Nem a falar, nem com castigos , nem lhe batendo! Hoje levou umas palmadas no rabo, e veio-se embora da escola, conclusão: fez 5 vezes cocó nas cuecas, acabava de levar palmadas, de eu dizer que tinha que ser na sanita e tinha que avisar e ele ia fazendo nas cuecas.
Neste sentido eu questiono o que é que posso fazer??? Ninguem me consegue ajudar, pelo contrário parece que dificultam cada vez mais e eu não consigo obrigar o meu filho a fazer cocó na sanita! Ontem fez cocó com um clister e hoje nunca que fosse fazer na escola! Uma vez que o mkandam embora da escola cada vez me preocupa mais o futuro dele enquanto criança em todos os sentidos, o como será quando for para a escola primária e os danos psicológicos que este tipo de coacção pode vir a provocar.
Obrigada
Ola Ines
o meu filho tb tem 6 aninhos com o mesmo problema… pois ele ja me levou ao limite… como hoje… eu tenho arritmia cardiaca e nao me posso inervar… ja tentei de tudo… tudo ke você fez eu tb ja fiz… tenho uma rapariga de 10 meses sera por causa disso? ou sera pk o pai fikou na suiça e nos viemos pra portugal… je me fiz mil e uma pergunta… Ines nao estas sozinha nesta situacao… tb eu culpo.me mts vezes… nao te culpes Ines senao vais ter uma depressao ke nao consegues sair dela… levas as coisas com calma… ele é apenas uma criança e sao os nossos filhos….. tb eu edukei o meu filho sozinha sem a minha mae… tb o tive mt cedo… nao percas a paciencia… sao tudo o ke nos temos de bom… luta com o teu filhote como eu vou lutar com o meu para ke esse problema saia da nossa vida… bjs e força
Estou mito preocupada com o desenvolvimento do meu filho ele tem 4 anos e as vezes vai ao banheiro outras não, ele é muito inteligente aos 3 anos já sabia fazer todo o alfabeto, de um a dez, conhecia as cores e formas mas tive que tira-lo da escola por não aquentar tanta reclamação e eu achava que avia acontecido algo na escola porque em casa eu percebia que ele queria fazer coco e mandava ele ao banheiro e ele ia mas agora ele recusa e só faz na cueca raramente ele pede e eu já tentei de tudo o meu emocional não esta ajudando estou pra ficar louca já até bati nele e me sinto pessima pois ele é muito bom e sei que ele não merecia passar por isto, como ajudar meu filho? sou separada do pai dele e ele é filho unico.
ME RESPONDA POR FAVOR…
OBRIGADA.
O meu filho tem 3 anos e já deixou a fralda à seis meses. No entanto, o cocó faz quase sempre nas cuecas. sei que é capaz de pedir porque se estou a olhar para ele e vejo que tem vontade ele aperta e pede para ir. Mas a maioria das vezes não pede. O xixi está completamente controlado. è uma situação complicada porque ele fica muito triste e transtornado por se sujar e grita porque não se quer lavar no chuveiro. Já tentámos de tudo e não sabemos o que fazer.
Gostava que me respondessem, nem que fossem apenas palavras de conforto…
Hello dizem os vocos nomes ?
Olá tenho um filho de 7 anos. Adotamos ele com 4 dias de vida 2 anos após a peda de minha filha. Ele é amoroso, inteligente e muito prestativo. Ultimamente ao fazer xixi tem sempre deixada a cueca molhada com os últimos pingos. Ele cheira a xixi e troca constantemente de roupa por vergonha. Nós já tentamos de tudo fomos ao medico e fizemos todos os exames. O que posso fazer para ajudá-lo?
Caros pais, eu sofri de enurese entre os meus 7 aos 24! a razão? psicológica! A causa: Depressão (que ainda sofro) causada pelas discussões entre os meus país, bullying fisíco e mental, excesso de peso, confusão relativa à orientação sexual, pressão para seguir um caminho profissional não desejado, impedimento de sair à noite e me divertir, NUNCA FAÇAM OS VOSSOS FILHOS SENTIREM-SE DIFERENTES DOS OUTROS (pela negativa) claro. E nunca o ofendam pois não há nada mais cruel ser ofendido pela pessoa que mais se ama na vida…
Se querem que os vossos filhos se curem da enurese, descubram primeiro a mentalidade do vosso filho.
Permitam que ele tenha a liberdade para dizer o que está mal ou o que ele deseja… sem reprimendas! Um filho feliz não é aquele que obedece ao autoritarismo dos pais, é aquele que tem orgulho dos pais! Que compreende porque os pais agem como agem…
Ajudem-no a formar a opinião que ele tem dele mesmo e que tenha auto-estima. Perguntem-lhe o que ele gosta de fazer e de pensar mas de uma forma informal e sem autoritarismos. Não há nada mais triste do que uma criança (que é um ser inocente pela sua imaturidade) se reprimir a si mesmo às escondidas dos pais.
A enurese é uma forma reprimida de sofrer, as vezes nem as crianças sabem que estão estão já a sofrer
O seu filho sofre de dores de cabeça, isola-se, é calmo de mais ou irrita-se com facilidade? etc…
No dia que os vossos filhos tiverem o prazer em conversar com frequência e de rir com vocês, até por coisas banais, e tiver a coragem para vos criticar de forma aberta então estão no bom caminho, e ele não sai sofrer por se ter sentido tão diferente e reprimido no meio de tanta gente gente que ele ama, (pais e amigos).
olá, a minha filha tem 9 anos e ultimamente tem feito cocó na cuecas, nem sempre faz, mas nos último tempos tem feito várias vezes na semana, quando está em casa não faz, estou preocupada pois não me diz porque o faz.
Olá
Eu tb estou mto preocupada com a minha filha. Ela tem 4 anos e tb não faz cocó na sanita. Quando tem vontade refugia-se num canto da casa e quando me aproximo dela para levá-la à sanita, ela chora e fica mto nervosa. O controlo do xixi está adquirido, tanto de noite como de dia.
Já tentei quase tudo para convencê-la a fazer cocó na sanita, mas até agora nada.
Agradecia que me dissessem o que devo fazer para ajudar a minha filha.
Obrigada
Olá,
Queria vos dizer que a minha filha já faz cocó na sanita 😉
Foi um processo um pouco tardio, mas valeu a pena esperar porque realmente cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento. É uma questão de tempo.
Obrigada
Meu filho tem 5 anos e vive com a cueca com xixi, sem contar o cheiro. Até pouco tempo fazia xixi na cama , já conversei com ele mas ele ainda nao deixou d fazer xixi na cueca. o que faço preciso leva-lo no médico?
MEU BIEL E DE PIPI MOLE
bl<bla
Gostou? Deixe um comentário