Entre os 18 meses e os 3/4 anos, quase todas as crianças passam, com menor ou maior intensidade, por momentos de birras, o que deixa frequentemente os pais irritados, e sem saber como reagir.
As birras são um sinal de crescimento, e é uma característica duma fase em que a criança procura afirmar-se.
Apesar de ser difícil lidar com este tipo de comportamentos, eles podem tornar-se em óptimas oportunidades de ajudar a criança a aprender a conviver com sentimentos como a frustração e a zanga, e a desenvolver a capacidade de auto-controlo.
A tarefa dos pais é ensinar à criança outras formas de expressar as suas necessidades, e a aceitar o facto de que nem sempre lhe fazem a vontade, em vez de fazer birra.
É necessário que os pais não tenham receio de dizer não, explicando a razão de o fazerem. Cabe-lhes ensinar aos filhos que as birras não os farão mudar a sua opinião, bem como que o seu amor pelo filho não se alterará.
Se mesmo assim não resultar, procure distraí-lo ou não lhe dê atenção por alguns minutos. Muitas birras terminam quando deixam de lhes dar atenção.
Após a criança controlar-se, felicite-a por ter optado pelo bom comportamento, e procure falar com ela sobre alternativas de se expressar, em vez de usar birras.
Os pais têm que ser firmes e fazerem respeitar as suas regras. As crianças assim aprendem que tudo tem limites, e aprendem a viver em sociedade.
Apesar de ser difícil lidar com este tipo de comportamentos, eles podem tornar-se em óptimas oportunidades de ajudar a criança a aprender a conviver com sentimentos como a frustração e a zanga, e a desenvolver a capacidade de auto-controlo. A tarefa dos pais é ensinar à criança outras formas de expressar as suas necessidades, e a aceitar o facto de que nem sempre lhe fazem a vontade.
Apesar disso, não pense que esta será a última birra…
9 Respostas for "Como lidar com as birras?"
Muito bom o artigo, gostei bastante, acho que é util para todos.
Continua com bons textos de educação
Beijinhs
Obrigada Cátia, ainda bem que é útil.
Muito obrigada pela visita e comentário.
Cumprimentos
Olá…
Posso dizer-vos que tenho birras diariamente na minha sala…com elas amadureci a minha paciência e engrandeci a minha brandura.
Tenho crianças com muito mimo e habituadas a uma permissividade familiar comum aos dias de hoje. O “Não” passou a ser tarefa educativa da Educadora e com essa tarefa as consequentes birras ao menor sinal de estarem a ser contrariadas.
A única estratégia que utilizo é a calma. Nunca me altero com as birras…são naturais e enfrento-as com naturalidade.
Ana Isabel Machado
É uma estratégia muito válida e vejo que tem dado óptimos resultados.
Muito obrigada pela partilha Ana.
Cumprimentos
ola… este texto deu me algumas luzes para lidar com o meu filho mais novo . Esta a ser muito complicado para mim pq os irmãos não foram assim com a idade dele ….
Minha filha tem dois anos e quatro mesês e está numa faze que eu não sei o que fazer.
quando falo não Isabella ela vem me bater e briga comigo ou então bate a cabeça ou joga o que tem na mão longe…
Tento ignorar mais não sei se está certo.
Por favor me de uma luz.
obrigada
E realmente difícil lidar com a crianca nessa fase! Meu filho tá conseguindo me tirar do serio, se ignoro ele grita mais ainda me chamando, se tento abraça-ló ou conte-ló pra acalmar ele um urra, bate o pe ou a mão em mim… Sei nao? Me ajuda a lidar com essas birras!!!!atenciosamente, Alina
Meu filho tem quatro anos quase cinco, e vem me testando em várias situações, hoje mesmo deu um show na rua, pessoas pararam, me ofereceram até dinheiro para tomar taxi, fiquei com muita vergonha… depois como se nada tivesse acontecido mudou parou de gritar e de se jogar no chão… não sei como lidar, ele esta grade e não consigo conté-lo.
boa tarde o meu filho fez uma granda biirrra antes de dormir ontem a noite,fiqei asustada nao sei como lidar com iso foi horivelll
Gostou? Deixe um comentário