Educao de Infancia
A HISTÓRIA DA QUADRADINHA
Era uma vez uma Quadradinha
Era bonita, simpática
e muito quadradinha.
Certo dia, a Quadradinha
pensou em casar.
E começou logo,
a procurar um noivo.
Primeiro, apareceu o fortalhaço do Triângulo.
Estava convencido de que era o tipo ideal
para a Quadradinha, mas ela nao quis.
E ele foi-se embora, muito triste.
A seguir, foi o Círculo.
Era gordinho e muito tímido.
A Quadradinha teve muita pena dele,
quando também lhe disse
que não o queria.
Depois foi a vez do senhor Rectângulo.
Era quase, quase o que a Quadradinha
desejava, mas não era o que realmente sonhava.
E lá apareceu o… Quadrado!
Era bonito, simpático…
E muito Quadrado!
O ideal para alguém,
como a Quadradinha.
Casaram logo no dia seguinte…
Tiveram muitos filhos quadrados
e quadradinhos e…
foram felizes para sempre!!
Espero que vos seja útil colegas.
(cliquem em cima das imagens para as visualizarem aumentadas)
3 Respostas for "A História da Quadradinha"
e perfeita para ensinar as figuras geometricas!! onde estao a estagiar a educadora fez com eles… ADORARAM!
Continuem estao a fazer um bom trabalho.
Muito obrigada Andreia.
Cumprimentos e obrigada pela visita.
Olá…
Aproveitei a ideia da História da Quadradinha e do Palhaço Geométrico, criando uma ideia para trabalhar matemática, essencialmente. Resumindo, construí um palhaço grande em cartão, todo ele com peças geométricas. A ideia partiu de intruduzir a cor azul em simultâneo com o tema Vestuário e o tema pontual – O Carnaval. Desta forma, o casaco do palhaço é aos quadradinhos pequenos, médios e grandes com as cores aprendidas (amarelo, vermelho e azul). E no Casaco mora a Quadradinha uma menina simpática e com um rico vestido azul (mimada com trancinhas e um vestido de trapos azuis) (e cada personagem/figura geométrica destacável com velcro)… Um dia, ajeita a fitinha do vestido e decide casar….. vai para a janela e procura noivo, tal como a Carochinha – ” Quem quer, quem quer casar com a Quadradinha, que é muito simpática e tem um rico vestido azul?”
o 1º é o Sr. Triângulo, com um rico par de luvas e mora na cabeça do palhaço… é o Chapéu do palhaço – mas a Quadradinha não quer casar com ele pois tem 3 biquinhos e tem medo de se picar.
O 2º é o Sr. Círculo, com um rico par de botas, que por ser tão gordo rebola pelo chão e mora no casaco do palhaço…é o Botão – mas a Quadradinha nã quer casar com ele por ser tão redondo.
O 3º é o Sr. Rectângulo com um rico gorro… mora nas calças do palhaço…é o Bolso… ma por ser tão comprido a Quadradinha não quer casar com ele pois tem medo de cair dentro do bolso e de não conseguir sair lá de dentro.
Por último, aparece o Sr. Quadrado, todo janota, com um rico cachecol azul. E a Quadradinha ao descobrir que são vizinhos, pois moram os dois no casaco do palhaço e por srem tão quadradinhos e azuis, apaixonam-se. Só com uma diferença, o Sr. Quadrado é pequeno e para ficar grande, do tamanho da Quadradinha, tem de comer a sopa toda.
Todos os outros quadradinhos no casaco do palhaço representam s filhinhos do casal.
Para concluír, o Palhaço tem um grande par de botas, uma bota preta e uma bota branca para recordar uma lenga-lenga aprendida no Natal :
BOTA BRANCA
BOTA PRETA
BOTA NOVA
BOTA VELHA
TIRA A BOTA
CALÇA A BOTA
PARA ANDAR DE MOTORETA!
Para concluír, esta ideia resultou bem e o meu grupo com 2 e 3 anos brilha a brincar com a história, recontando-a e dominando ludicamente todos os conceitos matemáticos e linguísticos que o palhaço representa.
Gostou? Deixe um comentário