Educao de Infancia
O Jardim de Infância é um momento e um tempo de socialização para a criança que se diferencia daqueles que ela viveu até essa altura por acontecer num espaço novo, com muitas pessoas novas e longe das figuras parentais e/ou outras significativas.
Por este motivo, é importante que este momento decorra com a maior serenidade e afecto possíveis, mas também sem hesitações, para que a criança sinta esta nova etapa como uma situação segura e acolhedora – um caminho por onde se pode aventurar sem receio.
Se a mãe e o pai estão felizes por eu estar aqui é porque este é um sítio bom para eu estar. É claro que eu vou estrebuchar quando eles disserem que vão trabalhar e que mais logo voltam para me buscar. Eu gosto deles e quero que eles fiquem aqui enquanto eu brinco. Era bom eu poder explorar todo este mundo novo e eles aqui maravilhados a olhar para mim; e mais importante que isso, sempre a jeito para um abraçinho de apoio ou de protecção.
Mas chega um momento em que as crianças percebem que o mundo é algo mais que uma mera continuidade de si próprios e, nesta linha de ideias, têm de aprender que aquelas duas pessoas, para além de serem os pais que o adoram, são também duas pessoas com outras coisas suas para ser e fazer. Assim sendo…
Quando eu perceber que os meus pais, voltam sempre para me vir buscar, eu aprenderei que posso brincar e divertir-me descansado enquanto eles aqui não estão. Porque eles adoram sempre ver-me de novo. Porque me beijam e me abraçam. E, desta forma, eu estou a crescer certo do seu amor.
4 Respostas for "Adaptação das crianças ao Jardim de Infância"
Gostei muito deste texto, pois é importante que os pais e as crianças sejam alertados para este assunto sem fazerem da ida para o jardim um problema mas sim uma coisa normal e que vai beneficiar as duas partes.
Não é com mentirinhas e falsas promessas que vão ajudar, mas sim com a realidade bem explicada.
Olá Elda Moreira,
bem-vinda ao nosso espaço e muito obrigada pelo seu contributo.
Concordo consigo, por vezes dramatiza-se muito a ida para o Jardim de Infância, em vez de mostrarmos o quanto é bom terem amigos novos, brinquedos e aprendizagens novas.
Se for bem explicado às crianças, em vez de se esconder/mentir por se achar que não entendem, ou que é melhor para eles, a adaptação não será tão dolorosa, e é benéfico para todos.
Se achar pertinente imprima o texto e afixe na entrada da sua sala, ou dê um a cada pai/mãe para que fiquem mais esclarecidos. Pois, por vezes nem é por mal, é por falta de conhecimentos.
Eles podem ser uma grande ajuda nesta fase.
Eu acredito que se remarmos todos no mesmo sentido, tudo será mais fácil, por isso, a ajuda dos pais é de extrema importância, tal como a comunicação ao longo do ano.
Sempre que necessitar disponha.
Cumprimentos
Raquel Martins
Gostaria de pedir ajuda,pois estou encontrando dificuldades, para manter o meu filho de 2 anos e nove meses em um escolinha próximo a minha casa!!Onde moro não tem jardim de infância a única opção é uma professora que começou dando aulas particulares e hoje abriu um espaço para crianças de jardim de infância, mas não tem documentos oficializados e deixou bem claro que não o faria devido as dificuldades financeiras e a pouca quantidade de alunos. No início eu aceitei as condições, mas logo, fiquei preocupada com o jeito e métodos usados…o filho dela que está cursando o segundo grau de infermagem é quem lavava o bumbum do meu filho quando ele estava sujo..Começou aí os meus primeiros problemas, não achei certo e reclamei..Ela me respondeu dizendo que o filho era de toda confiança e que eu não deveria me preocupa e sempre usando o termo que se eu não confiasse que deveria tirar o meu filho de lá..com não temos opçao de outra escolinhas acabamos..aceitando..Meu filho na maioria das vezes não quer ir para a escolinha e isso me deixa grilada..agora ela colocou uma professora recem formada para ajuda-la. Quando eu pergunto qualquer coisa a respeito ..Sou vista como uma mãe que não deixa o filho ter segurança..reclamei da cadeirinha triste que elas usam para deixar as crinças quando as mesmas não querem obedecer suas regras..gostaria de saber se é certo usar esse método..e também tira os brinquedos como castigo enquandto outras continuam brincando e ele assistindo.Usam isso como castigo ..Eu gostaria de saber se isto está correto?? Ontem levei ele ao pediatra pois estava com muita dor de barriga…e hoje quando cheguei na escola perguntei apenas se as plantas que tem lá não seriam venenosas, pois crianças nessa idade tem costume de colocar tudo na boca..Ela ficou aborrecidíssima com isso ..E começou a discuitir comigo que toda vez tem uma historinha e que se eu não tivesse satisfeita para tirar o meu filho de lá…acabamos batendo boca na porta da escola na presença dos alunos e ela me disse que agora não quer mais que meu filho estude lá, ou seja , entendi isso como se eu fosse um calo no pé dela.Fiquei muito constrangida de ouvir tudo isso na frente de outras mães e de ouvir ela falando para outra mãe que não tem paciência com essas coisa..me deixou falando sozinha e foi dar atenção a outra mãe..Então peguei o meu filho e vim embora..Estou aqui pedindo uma orientação pois não sei se errei nas minhas críticas eou se deveria estar de acordo com tudo isso…Po favor me ajude?
olá estou fazendo estagio e estou visitando alguns sait para
tentar algumas dicas me desculpe
Gostou? Deixe um comentário