Educao de Infancia
Hoje quero saber como andam as histórias nos nossos Jardins de Infância. Sem querer criticar ninguém que não é para isso que aqui estamos, gostava de saber com que regularidade lêem para os vossos pequeninos?
Todos sabemos que como Educadores livres que somos, pudemos ler mais ou menos histórias e também sabemos que a leitura é fundamental para as nossas crianças.
Por isso, a partilha de hoje é vossa! Lêem histórias todos os dias? Semanalmente? Mensalmente? Quando a criança trás um livro de casa?
Contam lengalengas? Trava-línguas? Poemas?
Não tenham medo de responder, não estamos a querer julgar ninguém, queremos apenas saber para colocar material que vos ajude nas vossas necessidades. Se comentarem a dizer que só contam história de mês a mês porque a vossa escola não tem recursos, nós compreendemos, porque conhecemos realidades assim e talvez possamos ajudar com a partilha de histórias/lengalengas/trava-línguas e poemas.
As histórias que lêem foram vocês que adquiriram ou são da escola?
Têm uma altura do dia destinada à leitura? Qual é?
Usam uma vela para contar histórias?
Têm uma área para a biblioteca na vossa sala?
Se não quiserem responder a tudo, pelo menos respondam com que regularidade lêem histórias às vossas crianças.
3 Respostas for "Com que regularidade lêem histórias na vossa sala?"
Olá colegas,
Na minha opinião, as histórias são algo extremamente importante no quotidiano do Jardim de Infância.
Eu leio histórias todos os dias, na altura do acolhimento. Alguns dos livros são meus, outros não. A Instituição onde me encontro não tem muitos livros, então decidi optar por pedir às crianças que trouxessem livros de casa, então de dois em dois dias um menino leva para o Jardim um livro. Assim, é uma forma de termos sempre histórias 🙂
olá colegas,
È importante as crianças verem, ouvirem,…histórias.
Na minha sala tenho a área da biblioteca e sempre que me é possível adquiro livros para a sala e mesmo para mim.
Tenho por hábito contar histórias no acolhimento da manhã e no acolhimento depois do almoço pedir as crianças ou a uma para recontar a mesma história.
Por vezes levo livros meus e também há crianças que levam de casa.
beijs
Na minha sala os livros são uma presença diária e são um dos momentos preferidos do grupo. Os livros que leio são meus pois, infelizmente, as instituições não investem muito nesta área, até porque os bons livros de literatura para a infância são “caros”. Antes de contar a história (que leio sempre previamente , em casa) temos uma canção que indica que chegou o momento mágico. Recomendo vivamente os livros da Kalandraka e da OQO editora. São fantásticos.
Gostou? Deixe um comentário