Educao de Infancia
Características de uma criança portadora de Síndrome de Down;
A maioria das crianças com Síndrome de Down apresenta um défice cognitivo, embora em dimensões muito variáveis. De um modo geral, o défice cognitivo é ligeiro a moderado, embora, raramente, possa ser grave.
As crianças com Síndrome de Down não apresentam, de um modo geral, uma deficiência grave, já que conseguem alcançar bons níveis de autonomia pessoal e social.
O Sindrome de Down provoca problemas cerebrais, de desenvolvimento físico e fisiológico e de saúde. Estas alterações orgânicas ocorrem maioritariamente durante o desenvolvimento fetal, pelo que o diagnóstico pode ser feito no momento do nascimento, o que é uma vantagem, pois, possibilita uma intervenção precoce.
A aparência física destas crianças é muito semelhante, no entanto, não quer dizer que cada uma não tenha características muito específicas e particulares.
Nestas crianças existe uma maior incidência de certos problemas de saúde, como: infecções, problemas cardíacos, do foro digestivo, sensoriais, entre outros.
12 Respostas for "Crianças com Síndrome de Down no Jardim-de-Infância"
Aproveito este espaço-oportunidade, para partilhar convosco o facto de ter duas crianças com necessidades educativas especiais na minha sala. O primeiro, é o caso de um menino de 3 anos que foi viver para a China e durante esse período, a incompreensão da língua fez com que a criança tivesse uma regressão. E de uma forma resumida, depois de se ter integrado no meu grupo, foi despistado o autismo que a Peudopsiquiatra desconfiava. Fiz relatório de observação de adaptação da criança e enviei para essa mesma Peudopsiquiatra que faz o acompanhamento do seu desenvolvimento.
Abraçei este caso com total disponibilidade afectiva. E actualmente, após quase 4 meses, esta criança tornou-se numa criança extremamente afectuosa, alegre, “tagarela”, intreressada em ouvir e participar em todas as motivações à sua volta, com interacções muito positivas com os adultos e crianças, com maneirinhas às refeições…. Posso concluir que com disponibilidade afectiva, experimento, hoje, a melhor recompensa de sempre – uns pais que estão muito felizes e uma criança que passei a amar.
Beijinho,
Ana Isabel Machado.
Óptima partilha, é sempre bom quando nos deixam as vossas partilhas e quando vejo que há tão boas profissionais como é o caso da Ana.
A afectividade é tantas vezes esquecida, mas é a “cura” para muitos males.
Com os melhores cumprimentos, Feliz Natal.
A afectividade é, seguramente, a “cura para muitos males”. A entrega ao trabalho está na base de um trabalho de qualidade. Quando acreditamos naquilo que fazemos, todos os resultados se tornam verdadeiros e gratificantes. Tal como a Raquel, gosto muito da nossa profissão. Mas tenho muito para aprender. Estou humildemente aberta à aprendizagem, sempre.
Um beijinho e um Natal cheio de alegria.
É exactamente isso Ana, quando há paixão e entrega tudo é possível. Gosto imenso do que faço e estou sempre a tentar melhorar o meu trabalho e a melhorar-me enquando pessoa. Gosto muito de aprende só assim tudo faz sentido.
A humildade é uma das qualidades que me fascina, talvez seja uma das razões pelas quais a acho uma Educadora fantástica.
Dia 23 vou colocar a sua maravilhosa partilha, fiquei deliciada, não resisto a dar-lhe os meus parabéns agora.
Beijinhos e um Natal com tudo de bom.
Obrigada Raquel. Obrigada pelas palavras amigáveis. Terei todo o gosto que um dia venha conhecer o meu trabalho de perto. Até lá, por aqui nos encontraremos em partilha.
Um beijinho muito grande para si.
Sou autora do livro “Sara, a Luz!” onde descrevo a minha FANTÁSTICA experiência de ser mãe de uma menina (Sara Morato) com Sindrome de Down / Trissomia 21. É da Primebooks. – http://www.primebooks.pt .
Pretendo que esta partilha possa ser mais uma ferramenta na construção de um caminho rumo ao futuro onde Inclusão, Integração e RESPEITO sejam realidades consolidadas para estas crianças. E tento que chegue ao maior número possível de pais, profissionais de saúde, profissionais de educação e à sociedade civil em geral alertando para uma mudança imperativa de comportamentos, mentalidades e atitudes.
Tomo também a liberdade de vos enviar um link, onde para além de informação mais detalhada do livro, tem ligação à recomendação do Prof Marcelo Rebelo de Sousa, em como este livro ajuda outros pais a lidarem com esta situação: http://www.ajudas.com/notVer.asp?id=4418&src=destaque .
Também podem aceder ao link: http://www.vounascer.com/?ref=sindrome_de_down
Agradecendo a atenção que o presente email vos possa merecer, todos podemos fazer a diferença, pela positiva, na vida de crianças que nasçam com este quadro e os seus pais, orientando-os e encaminhando-os.
Melhores Cumprimentos,
Sandra Morato
(A minha filha está no Jardim Escola e tem um apoio Excelente)
sou professora ……Por favor preciso se sugestoes para fazer um relatorio de um aluno que tem Síndrome de Down . Infantil III
Obrigada
oi, preciso urgente de um relatório de uma criança (menino), portador da síndrome de down. Ele é alegre, carinhoso e apresenta dificuldades ao andar, subir e descer escadas. Já merenda sozinho, tem suas limitações nas tarefinhas.
Por favor me ajude a fazer esse relatório. Urgente !!!!
oi,gostaria de que voçes min invinhasem um exemplo de relatório de uma crança (menino),portador da síndrome de down. ele tem(4)anos.Ele é carinh0s0 e esperto,gosta debricar.por favor estou sintindo muito!!!!!!!
Sou professora do 5º ano do fundamental I e tenho uma aluna com a sindrome de down estou algumas dificuldades em fazer com que ela faça as atividades, gostaria de receber sugestões de atividades para que possa me ajudar no desenvolvimento desta aluna. Obrigada
Sou orofessora do grupo 4 e preciso de um modelo de relatório de uma criança (menino), portador da síndrome de down. Ele é alegre, carinhoso e apresenta dificuldades ao andar, subir e descer escadas. Já lancha sozinho, tem suas limitações nas atividades. Aguardo uma dica. Obrigada!
Sou professora ……Por favor preciso se sugestoes para fazer um relatorio de um aluno que tem Síndrome de Down . Infantil III extremamente agressivo, pois era para ser ao contrario .
Obrigada
Gostou? Deixe um comentário