Educao de Infancia
Era uma vez uma senhora muito redondinha…esta senhora era muito redondinha e muito brincalhona. E sabem qual era a sua brincadeira preferida? Ela adorava brincar com todos os alimentos: com as cenouras, com a maça, com a cebola, com o nabo, com a abóbora, com o morango, com a couve-flor, com a alface, com a água… com as cerejas, com o ananás, com o pepino, com o pão, com o leite, com o iogurte, com o queijo, com os ovos, com o azeite, com a manteiga.
Certo dia, andava a senhora muito redondinha na sua brincadeira quando decidiu fazer um jogo com todos os alimentos. Os alimentos gostaram muito da ideia, porque também adoravam brincar. Então, a senhora muito redondinha pediu a todos os alimentos que estivessem com muita atenção para explicar o jogo:
– Todos os alimentos do mesmo grupo ou família vão juntar-se para formar um grupo – explicou a senhora muito redondinha.
– Vamos jogar? – perguntou a senhora roda.
– Sim – responderam todos os alimentos em coro.
De repente, gerou-se uma grande confusão, porque uns alimentos queriam ficar no mesmo grupo e outros não sabiam para onde haviam de ir…
A senhora roda voltou a explicar que só podiam ficar no mesmo grupo, os alimentos parecidos, por exemplo, a maçã, a pêra e outras frutas formavam um grupo…
As cenouras, as couves e outros legumes formavam outro grupo…
A massa, o arroz, o pão, outro grupo…
O leite, o queijo, os iogurtes outro grupo…
O feijão, o grão, as ervilhas formavam outro grupo…
Os ovos, a carne, o peixe juntos formavam outro grupo..
O azeite, a manteiga, o óleo outro grupo..
Depois desta explicação, os alimentos começaram a juntar-se em grupos…
Assim, a maça, o morango, a pêra, o ananás e as cerejas juntaram-se e formaram o grupo das frutas.
A seguir, o tomate, a cenoura, o pimento, a couve-flor, a alface, a cebola, a abóbora, o nabo, o pepino juntaram-se e formaram o grupo dos legumes.
Depois, a massa, o arroz, as batatas e o pão formaram o grupo dos hidratos de carbono.
O feijão, o grão, as ervilhas formaram o grupo das leguminosas.
O leite, o queijo e o iogurte formaram o grupo dos lacticínios .
Os ovos, a carne e o peixe formaram outro grupo, o das proteínas .
O azeite, a manteiga e o óleo formaram o grupo das gorduras.
Mas sobrava um alimento…a água. A senhora roda explicou que a água era muito importante e ficava nomeio de todos os outros grupos, porque todos os alimentos são constituídos por água.
Quando todos os alimentos estavam juntos em grupos, a senhora roda dos alimentos explicou que cada grupo era muito importante e que se devia comer um pouco de todos os grupos, comendo mais dos grupos maiores e menos dos grupos mais pequenos.
17 Respostas for "História ” A Sr Roda dos Alimentos”"
Boa noite,
sera possivel utilizar a sua historia numa sessão de educação alimentar??
Olá, sou professora de L.P. do 3ºC e secundário e, de repente, quando andava à procura de alimentos para criar uma ficha formativa para alunos estrangeiros de 2º e 3ºC, dei de caras com a sua história que me permitiu desenvolver com os alunos a leitura e a selecção de informação. Consegui que eles construissem a roda dos alimentos, sem terem conhecimento científico dela, em português. História simples e muito elucidativa.
Obrigada
é mesmo fix.
Sou professora de Educação Física da rede municipal de Uberlândia, estava a procura de músicas para trabalhar com meus alunos sobre a qualidade de vida, e quando achei seu texto , o achei maravilhoso, porque entre as coisas que precisamos para ter boa qualidade de vida, está a boa alimentação. AMEI!!!!
Coordeno um projeto sobre desenvolvimento nutricional e estamos organizando confecção de um álbum seriado para trabalhar com crianças da rede pública.
Gostaria de saber se é permitida a utilização desse texto?
Muito bom!
passameb esta foto
OLá, esta história é fantástica.
Gostaria de saber se posso utiliza-la numa hora do conto.
Obrigada
Sou professora da 1serie do e.fundamental, estou ensinado sobre alimentos, posso utilizar esse texto para explucaçao
-luvfrenchfriesandpopcpornsodaandlovelovecocacolamasessasccomidasmedeixamveryfatqueroemagrecerhahagotodegodura.
Olá, sou educadora e tenho andado a conversar sobre a roda dos alimentos com o “meus meninos”e encontrei esta história deliciosa e tão simples de compreender! Obrigada pela partilha, vou contá-la aos meus meninos que adoram histórias e muito aprendem com elas.
Maria
Oi! Sou professora de Educação Infantil e, junto com minha colegas de trabalho, desenvolvo um projeto sobre educação alimentar. Posso usar seu texto para trabalhar com as crianças?
Obrigada!
Gostei imenso desta história!
Estou a fazer um curso para auxilar de ação educativa e interesso-me imenso por histórias e trabalhos com crianças.
Para alguns trabalhos, uso bastante este site pois é-me muito útil…
Ps: Gostaria de saber se esta história é indicada para crianças de 5 anos.
Obrigado
adorei esta historia, posso trabalhar com meus alunos?
olá Raquel
a vaguear pela net á procura de informação para um manual didáctico e sessões de aducação alimentar, encontrei esta história. será que posso utiliza-la nessas sessões?
obrigada
Amei esta história apesar de ser fição é a realidade…
Parabéns a quem teve esta imaginação .
Estou curando o 3ª período de Pedagogia e precisamente estava hoje (Sábado) assistindo uma palestra sobre a obesidade infantil e me veio a ideia que eu precisa para apresentar em meu trabalho na faculdade… Espero poder usar seu texto para apresentar junto. Adorei muito ele peço sua permissão para aproveita- lo. Obrigado. 19/10/13.
ADRIANA RUIVO
Olá estou cursando 3º semestre de pedagogia e ao ler esta história vi que poderia com sua permissão apresentar em meu trabalho se assim me for permitido. Obrigado!
Adorei a história!!!!Sou professora de CIÊNCIAS 🙂 Posso usar seu texto para trabalhar com os meus alunos?
Obrigada!
Gostou? Deixe um comentário