Educao de Infancia
Sugestões que devemos ter em conta para dar início à Matemática no Jardim de Infância:
1. Através das diversas actividades no Jardim de Infância, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manipulação de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirindo conhecimentos matemáticos.
2. Desta iniciação dependerá muito o seu interesse pela Matemática no futuro.
3. O Educador deve dar à criança a oportunidade de observar tudo o que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.
4. O Educador deve aproveitar as situações reais, para a iniciação da matemática.
5. A criança na idade do pré-escolar é dotada de excelente memória.
6. É conveniente ensinar pequenas lengalengas/rimas e canções, que envolvam assuntos matemáticos.
7. O Educador, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, as cadeiras existentes na sala, as pernas da galinha, as patas do cavalo, etc.
8. O Educador deve relacionar os números com coisas conhecidas da criança.
Para nos auxiliar e dar novas ideias neste nosso regresso, o ” Brincar com a Matemática no Jardim de Infância”, da Porto Editora, será útil, pois, tem várias sugestões de jogos, que levam a criança a ter algumas noções matemáticas. E assim, aprender Matemática é mais divertido.
6 Respostas for "Iniciação à Matemática no Jardim de Infância"
A Matemática é uma das áreas preferenciais na minha rotina diária. Ora a Matemática encontra-se onde nós quisermos que ela esteja. Quer seja a fazer contagens na casinha – colocando os pratos na mesa e consequente correspondência com os copos e colheres, quer na família dos pinheiros de Natal, onde o Pai Pinheiro é grande, a Mãe Pinheiro nem é grande nem é pequena, é média e o Filho Pinheiro é pequeno. Cada um tem uma Estrela e há que saber correspondê-las…….
Estimular a capacidade de observação e o sentido crítico sobre as coisas que nos rodeiam diariamente, na sua forma, tamanho, peso, altura… é um pequeno “botão” que podemos ligar em nós…
Sou daquelas que acredita que TUDO é educável. A criatividade e a capacidade de improvisação ajudam nesta tarefa benéfica para ambas as partes.
Beijinho,
Ana Isabel Machado
sem sobra de dúvidas!!!
Uma criança no ensino infantil tem como excessão aprender de forma dinâmica e criativa.
E é com base nisso que temos que levar desde do inicio a criança a ter um racíocínio lógico e com acertos bem ascentuados no aprendizedo de cada um!
Achei o site MUITO CHATO TA!!
Melhore isso e vc vai ganhar um milhao de reais e de dolares!!!
Assinado Dilma
pateta! nao sabes o que dizes, vai mas e trabalhar! se achas-te o site muito chato guarda esse comenterio palerma para ti, ta? as pessoas nao sao obrigadas a aturar-te pah!
Parabéns pelas dicas me ajudou bastante
eu faso vaz
Gostou? Deixe um comentário