As crianças adoram experiências, hoje vou deixar aqui uma experiência que podem fazer com eles para lhes explicar porque não podemos poluir a água.

Material a utilizar:

· Água fria

· Detergente (optei por um detergente para a loiça cor esverdeada, para dar a sensação de que a água está mesmo poluída, mas podem utilizar qualquer detergente)

· Manteiga

· Papel absorvente

· 2 Recipientes transparentes

Passo a passo

1. Encher um dos recipientes com água fria,
2. Untar uma das folhas de papel absorvente com manteiga,
3. Fazer uma bola com as duas folhas de papel absorvente e colocar dentro de água.
4. Observar o que sucede.
5. Encher o outro recipiente com água fria e juntar detergente.
6. Realizar o mesmo procedimento (2 e 3)
7. Observar o que sucede.

Resultado:

· No primeiro recipiente observar-se-á que só se afunda a bola de papel sem manteiga, a outra permanece apenas submersa.

· No segundo recipiente observa-se que ambas as bolas se afundam (embora a que tem manteiga o faça um bocadinho mais lentamente).

Nota: para uma criança não é muito visível o aspecto do afundar no recipiente 2, mas sim o facto do papel se espalhar deixando de ter a forma de uma bola.

Explicação:

O papel engordurado repele a água.

Exemplo concreto: As penas dos patos têm uma gordura natural que lhes permite flutuar. Mas o detergente permite que a água adira às substâncias com gordura. Isto faz com que possa molhar o papel (ou as penas do patos) e, assim, afundá-lo.

O detergente é útil para lavar pratos, porém é mau para os patos, gaivotas, etc. Por isso, cada coisa no seu lugar, assim não faz mal.